Nossos alunos vivenciam experiências de plantio e cuidado, orientados pelos biólogos Aline Froza e Jean Marx, do Projeto Teçaya. Também são utilizadas ferramentas artísticas e lúdicas para a realização das oficinas de Educação Ambiental e Sustentabilidade, visando sensibilizar as crianças para o cuidado e a responsabilidade consigo mesmas, com o outro e com o ambiente em que vivemos, o Planeta Terra, nossa Casa comum.
(Fonte: tecaya.blogspot.com)
O trabalho é todo voltado para a experimentação e reconhecimento dos elementos naturais, através do encantamento e da curiosidade. Para proteger e cuidar é necessário conhecer e gostar daquilo que nos cerca, daí o ciclo: Conhecer – Gostar – Proteger – Cuidar.
As atividades artísticas e lúdicas aproveitam a fundamental predisposição das crianças ao brincar. Artes plásticas, expressão corporal, brincadeiras tradicionais, muita música, contação de histórias e jogos teatrais são utilizados pelo Projeto Teçaya.
Em nossas oficinas de plantio, as crianças plantam as sementes e são responsáveis pela germinação e desenvolvimento delas. Nós acompanhamos, orientando de perto esse trabalho.
Profª Aline Froza e Prof. Jean Marx – biólogos
Se reconhecer como parte da natureza é uma das missões que temos em nossos encontros com as crianças. Criar a possibilidade de observar diferentes animais e conhecer um pouco sobre eles – de onde são, o que comem - é o papel da educação ambiental da Ambiente & Vida! Em nossos encontros mensais, o biólogo Leandro Barbosa, o Tio Léo como dizem as crianças, nos fala sobre a importância de respeitarmos cada espécie em seu habitat, nunca ultrapassando os limites que possam tornar seguro a observação desses animais.
Prof. Leandro Barbosa – biólogo